O emocionante Ainda Estou Aqui segue conquistando público e crítica, ultrapassando a impressionante marca de 5,1 milhões de espectadores no Brasil. O longa de Walter Salles também continua colecionando prêmios e estreias internacionais, consolidando-se como um dos filmes brasileiros de maior impacto dos últimos anos.
Nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, o filme recebeu o prêmio de Filme Mais Valioso do Ano, concedido pelo Cinema for Peace, em Berlim. A premiação reconhece produções que abordam causas humanitárias e ambientais. Os roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega representaram a equipe na cerimônia.
No mesmo dia, Ainda Estou Aqui foi premiado como Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Latino Entertainment Film Awards. Além disso, Fernanda Torres recebeu o prêmio de Melhor Atriz pela Associação de Jornalistas Latinos de Entretenimento (LEJA).
Já nesta terça-feira, 18 de fevereiro, Walter Salles foi homenageado em Madrid ao receber o Goya de Melhor Filme Ibero-Americano, conquistado no último 8 de fevereiro.
Indicações e expectativa para o Oscar
O longa já acumula 38 prêmios nacionais e internacionais e concorre no OFTA Film Award, no dia 23 de fevereiro, nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Torres. Para o Oscar, que acontece em 2 de março, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas definiu que Rodrigo Teixeira e Maria Carlota Bruno representarão o filme na disputa por Melhor Filme.
Além do sucesso no Brasil, Ainda Estou Aqui já arrecadou US$ 25,4 milhões mundialmente. Nos Estados Unidos, o filme atingiu US$ 3,5 milhões, tornando-se a terceira maior bilheteria de um filme brasileiro no país. Em Portugal, liderou as bilheteiras por quatro semanas consecutivas, com 214,7 mil espectadores. Na França, mais de 275,8 mil pessoas assistiram ao filme.
A produção também teve recepção positiva na Itália, México, Chile, Venezuela e Bolívia, com aprovação da crítica especializada. A nova fase de lançamento inclui estreias em diversos países da América Latina e da Europa, além de lançamentos futuros na Austrália e Alemanha.
Uma trajetória de sucesso nos festivais
Selecionado para mais de 50 festivais internacionais, Ainda Estou Aqui conquistou sete prêmios de Melhor Filme segundo o Júri Popular, incluindo o Festival Internacional de Cinema de Roterdã e o Festival Internacional de Cinema de Miami. A produção foi destaque em eventos nos Estados Unidos, Canadá, França, China, Inglaterra, Portugal, Espanha, entre outros.